segunda-feira, 12 de abril de 2010

Spirit irá cobrar por bagagem de mão


Na semana passada, a atenção de todos se voltou para uma notícia, no mínimo curiosa: em uma medida à la Michael O'Leary, a Spirit Airlines anunciou que passará a cobrar uma taxa de até 45 dólares para a bagagem de mão de seus passageiros.

US$ 45 pela bagagem de mão!? Sim, isso mesmo!

A cobrança, que se iniciará em 1º de agosto, contudo, tem alguns detalhes: não são todas as bagagens que serão cobradas - caso sua bagagem (apenas uma!) caiba embaixo do assento, não haverá cobrança. Se for necessário utilizar o bagageiro, será cobrada uma taxas de 45 dólares no balcão do aeroporto, 30 dólares caso a taxa seja paga online e 20 dólares para os membros do Spirit Fare Club, programa de vantagens da empresa.

Outras exceções para cobrança da taxa são os guarda-chuvas, itens de assistência como bengalas, casacos, chapéus, câmaras fotográficas, containers de animais, material de leitura para o vôo e alimentos para consumo imediato, entre outros. A Spirit instalará um sistema de medição nos portões de embarque, que determinará quais bagagens de mão estarão isentos e quais incorrerão na taxa.

E qual é o ponto disso tudo? Segundo o CEO da companhia, Bem Baldanza, a medida "ajudará a manter baixas e baixar ainda mais as tarifas, através da redução do custo do processo de embarque e otimizando a eficiência operacional, como o esvaziamento mais rápido da aeronave." Ademais, a empresa afirmou ter reduzido suas tarifas, em média, em 40 dólares.

É claro que ninguém gostaria de pagar, e caro, por sua bagagem de mão. Mas trata-se de uma linha de raciocínio semelhante à das barrinhas de cereal e dos pacotes de amendoim: se cobrar essa tarifa extra fará com que a passagem da Spirit torne-se mais barata do que a da concorrência, os passageiros que não precisam necessariamente transportar sua bagagem de mão no bagageiro poderão comprar um bilhete mais barato, de acordo com suas necessidades. Além disso, o mercado se auto-regulará: se essa política não trouxer tarifas realmente vantajosas para os passageiros, eles simplesmente escolherão outra empresa.

Vamos esperar e descobrir quais serão as conseqüências... e, tenham certeza: a Spirit foi apenas a primeira.

Fonte: Jetsite

Nenhum comentário:

Postar um comentário